Por que o apoio obstinado do Manchester United fora de casa se esgotou contra o Porto

O Manchester United venceu um dos últimos 10 jogos nas competições europeias e nenhum dos últimos cinco jogos fora. No entanto, todos os jogos fora de casa continuam a esgotar-se, sendo o Porto, para o jogo da fase de grupos da Liga Europa, na quinta-feira, o último a ter excesso de inscrições.

Havia, no entanto, alguns assentos vazios na seção visitante, com capacidade para 2.500 pessoas, porque os torcedores que tinham ingressos não conseguiram chegar ao estádio. Em vez de passar um dia nas margens do rio Douro, 180 adeptos da viagem oficial do clube passaram o dia no aeroporto de Manchester antes da viagem ser cancelada.

Conversamos com vários dos que ficaram para trás. “Acordamos às 4h30 e estávamos no aeroporto de Manchester para fazer o check-in às 6h”, explica Jon Neild, que viaja com seu filho Alex, de 17 anos, bastante conhecido entre os torcedores do United. Casemiro viu Alex no treino de pré-temporada em Los Angeles, em julho, e empurrou a cadeira de rodas do adolescente para o restante dos jogadores para que Alex pudesse encontrá-los.

As viagens oficiais da United – administradas por um parceiro chamado Sportsbreaks – tendem a ser mais caras do que viagens independentes, mas oferecem a conveniência de uma viagem de um dia que requer apenas um dia de folga no trabalho. Eles também incluem segurança e transferências. Também pode ser difícil encontrar aviões fretados nesta época do ano, quando as pessoas ainda aproveitam o sol do Mediterrâneo.

Embora o United não faça uma viagem para cada jogo, há torcedores que viajam com aqueles que vestem e que não perdem um jogo há anos.

“Tudo parecia bem, mas percebemos que houve um atraso de 15 minutos no voo”, disse Neild Snr. “Temos a tendência de reservar através do Sportsbreaks porque eles cobrem tudo. E, principalmente viajando com Alex e suas necessidades adicionais, eles resolvem tudo. É por isso que usamos as viagens oficiais do clube. Há segurança lá, todo mundo conhece Alex e geralmente é brilhante.

“Pode ser difícil quando você viaja de forma independente no dia do jogo, por isso agradecemos quando o clube organiza uma viagem. Reservamos nossa própria viagem ao Bayern de Munique no ano passado, mas os vôos atrasaram e perdemos o jogo da seleção juvenil.

“O ânimo estava elevado antes do voo para o Porto. Estávamos acampados em um restaurante italiano. Nós nos chamávamos de ‘Terminal 2 Airport Reds’. Depois fomos informados de que havia um problema com o voo que chegava de Roma, uma dificuldade técnica. Ninguém tinha ouvido falar que a companhia aérea deveria usar – AlbaStar.”

Alex e Jon Neild (da esquerda) e amigos no aeroporto de Manchester (Jon Neild)

AlbaStar é uma empresa charter espanhola com cinco aeronaves em sua frota. As avaliações online da empresa são ruins – elas são avaliadas apenas 1,8 em cinco na Trustpilot – mas são semelhantes às classificações de muitas companhias aéreas de baixo custo.

Às 7h06, os adeptos que tinham passado pela segurança uma hora antes receberam uma mensagem da Sportsbreaks que dizia: “Lamentamos informar que o seu voo de ida para o Porto está significativamente atrasado devido a um problema técnico. Fomos assegurados de que a aeronave partirá em breve do seu destino atual, Roma. No entanto, isso causará um atraso no nosso horário de partida. Por favor, continue verificando os painéis de embarque.”

Duas horas depois, os fãs receberam outra mensagem.

“Estamos trabalhando muito com a companhia aérea para obter um horário definitivo de saída de Manchester. No entanto, neste horário às 09h00, não temos nenhuma atualização sobre o horário previsto de partida.

Às 09h43, os torcedores receberam outra mensagem.

“Horário de partida confirmado: 14h30. Hora de chegada confirmada: 16h50. Estamos cientes de que este é um atraso significativo nos seus planos de viagem e a maior parte do seu tempo hoje foi gasto no Aeroporto de Manchester. Assim que chegar ao Porto, um transfer de autocarro irá deixá-lo no estádio.”

Um voucher para comida e bebida (sem álcool) foi entregue às pessoas afetadas.

Também foi enviado um e-mail da Sportsbreaks pedindo desculpas e dizendo que os torcedores poderiam, de acordo com a legislação da UE, fazer uma reclamação junto à companhia aérea por compensação por atraso de voo. A Sportsbreaks também disse que processaria um “reembolso de 50 por cento do valor da sua reserva. Isso representará 50 por cento do custo de £ 489 da viagem oficial de um dia, totalizando um valor de reembolso de £ 244,50.”

Às 13h49, os fãs receberam uma mensagem dizendo: “*Atualização importante*. Voo AP1641 MAN — OPO. Dirija-se ao portão de embarque B5. Muito obrigado. Intervalos esportivos.”

Os fãs foram então levados de ônibus até uma aeronave AlbaStar 737 em uma parte distante do aeroporto. “Descobrimos que 15h era o ponto final para o pontapé inicial”, diz Neild. “Entramos no avião com partida prevista para as 14h45 e pensamos que estava ligado. Depois das 15h, fomos informados de que eles estavam lutando para conseguir uma vaga para sair de Manchester do controle de tráfego aéreo.”

“Eles adquiriram um avião que veio de Itália”, explica Mathew Ratcliffe, que levava o seu filho de 12 anos, Eric (que leva o nome de Cantona), na sua primeira viagem à Europa. “Este deveria pousar às 13h45 e sair conosco às 14h30. Disseram-nos no aeroporto que a partida às 15h30 estava interrompida para nos levar ao Porto, passar pela alfândega e entrar nos autocarros para terra.

“Embarcamos no avião às 14h55 e passamos por todas as verificações de segurança habituais. Às 15h20, o piloto anunciou que não conseguiríamos vaga por 30 minutos antes das 15h45. Loads decidiu descer do avião, mas dar passos significaria perder a vaga de espera, então, se alguém descesse, toda a viagem seria cancelada.

“Conseguiram lugar para descolagem mas não conseguiram lugar no Porto para aterragem devido às condições meteorológicas durante mais 30 minutos, o que seria a descolagem às 16h15. Passei mais de nove horas no aeroporto e 90 minutos num avião parado.”

Alguns dos torcedores do Manchester United que chegaram ao Dragão (Zohaib Alam – MUFC/Manchester United via Getty Images)

Às 17h, o Manchester United mandou uma mensagem aos torcedores.

“Lamentamos saber que sua viagem com Sportsbreaks.com foi cancelada hoje. Como gesto de boa vontade, na próxima semana iremos enviar-lhe um bilhete gratuito para o nosso jogo da UEFA Europa League contra o Bodo/Glimt (28 de Novembro). Obrigado como sempre pelo seu apoio contínuo, que é muito apreciado – você ainda receberá um crédito pelo jogo.”

Eliot Hawkins estava no avião com seu pai.

“O mais frustrante para mim é que, por ser membro e não titular de ingressos para a temporada, os ingressos para jogos (no Reino Unido) são extremamente limitados.” Houve espaço para Hawkins e seu pai no avião para Portugal. Não que eles tenham chegado lá.

Logo depois, a Sportsbreaks enviou um e-mail pedindo desculpas. Jon e Alex chegaram em casa 14 horas depois de partirem para o que acabou sendo uma viagem de um dia ao aeroporto de Manchester.

O Atlético contatou a AlbaStar na quinta-feira para comentar e ainda não recebeu resposta. O Atlético contatamos a Sportsbreaks na tarde de sexta-feira, quando também solicitamos um comentário do Manchester United. Um porta-voz do clube respondeu imediatamente, dizendo: “O Manchester United lamenta muito a decepção vivida pelos torcedores impactados. Eles receberão um reembolso total de nosso parceiro de viagens Sportsbreaks.com e, como agradecimento por seu apoio contínuo, um ingresso gratuito do clube para nosso jogo em casa da Liga Europa contra o Bodo/Glimt.”

A história do voo cancelado espalhou-se na quinta-feira, mas muitos outros adeptos do United que tentaram chegar ao Porto também não conseguiram. Com menos voos directos para a segunda cidade de Portugal do que, digamos, Munique, Istambul ou Copenhaga, onde o United disputou jogos europeus na época passada, foram necessárias ligações e muitas não foram feitas.

Andy Valentine partiu de Manchester um dia antes do jogo.

“Partimos na terça-feira de Manchester, com destino a Barcelona às 21h para nossa conexão”, conta. “O voo atrasou e atrasou. À 1h eles nos embarcaram – o embarque demorou uma hora. Então eles nos disseram para voltarmos ao terminal. Então não havia nenhuma informação além disso. Dormíamos no chão em Manchester.

“Em seguida, pegamos um voo para Barcelona às 7h30. Perdemos a ligação para o Porto e a companhia aérea não nos encaminhou outro voo. Compramos um novo bilhete por 220 euros (184 libras; 241 dólares) cada para o Porto e passamos um dia em Barcelona. Às 21h deveríamos voar. Ficámos sentados no avião durante uma hora antes de nos avisarem que íamos para Lisboa porque não podiam aterrar no Porto. Névoa. Seriam colocados autocarros para nós de Lisboa para o Porto.

“Quando o embarque terminou, o capitão disse: ‘É um voo curto para Santiago de Compostela’. Todos estavam se olhando confusos. Chegamos lá à meia-noite mas não havia ninguém no aeroporto para nos dar notícias. Fomos cotados em 500€ para ir ao Porto de táxi e alguns outros adeptos pagaram esse valor. Ficamos no aeroporto de Santiago – uma segunda noite no chão.

“Depois de algumas horas de sono, estávamos a pensar em como chegar ao Porto quando chegou um voo desviado de Belfast. Muitos torcedores do United estavam presentes. Os adeptos regressaram ao avião com destino ao Porto. Não fomos autorizados a entrar porque não estávamos originalmente reservados naquele voo. Mudaram de ideias, deixaram-nos entrar e voámos — durante 15 minutos — para o Porto às 7h do dia do jogo. Quando chegamos lá dormimos duas horas; dormimos sete horas em três noites.

“O que aprendi com toda essa experiência é que pisos de concreto em aeroportos não são bons para dormir.”

Andre Onana aplaude os torcedores do Manchester United no jogo (Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images)

David Pye, de Stretford, foi outro. “Devíamos voar de Manchester para o Porto via Paris na quarta-feira. Assim que as portas do voo para Paris se fecharam, todos receberam uma mensagem informando que o voo Paris-Porto foi cancelado. A companhia aérea nos reservou um hotel em Paris perto do aeroporto.”

A viagem de volta de Pye também atrasou e ele voltou às 5h do sábado – cinco horas atrasado. Panny, outro torcedor que viaja para casa e fora do United, não passou de Paris na saída. Tentou e não conseguiu ligação ao Porto na jornada.

O Atlético conversou com vários outros fãs que estavam seriamente atrasados ​​e tiveram que comprar novos voos. Alguns chegaram ao Porto, outros chegaram a outras cidades europeias antes de ficarem sem tempo.

Houve alguns pontos positivos. Os bilhetes para a secção do United custam apenas 40 euros, graças ao facto de a UEFA ter ouvido grupos de adeptos como o Football Supporters Europe (FSE) e ter implementado mudanças. Serão reduzidos na próxima temporada para 35 euros na Liga Europa e 50 euros na Liga dos Campeões. Os adeptos do United eram frequentemente cobrados entre 75 e 119 euros em viagens anteriores à Península Ibérica.

O jogo também não foi ruim – pelo menos para os neutros. Não que algum dos fãs viajantes fosse descrito como tal.

As muitas nuvens do Porto talvez tenham tido uma fresta de esperança para os adeptos que ficaram de fora. Embora nenhum dos torcedores vá apenas para a partida, ainda não houve vitória na Europa – embora Harry Maguire tenha garantido que não fosse um fracasso total.

(Foto superior: Zohaib Alam – MUFC/Manchester United via Getty Images)